Endereço ECG

Rua Vereador Otto Bastos, 23 - São Francisco

Grota do Surucucu, Niteroi, CEP 24.365-220.

Ligue:

+55 21 97628.4616

Endereço Sede: 

Av. Amaral Peixoto, 96 - sala 403 - Centro, Niteroi, CEP 24.020-070

Site desenvolvido por Luz e Sombra Serviços de Comunicação / Américo Vermelho - +55 21 99985.8007  -  email: americo.vermelho@gmail.com

TODOS DEVEM TER DIREITO A UMA VIDA DIGNA

 

 

O trabalho com música desenvolvido na comunidade da Grota do Surucucu em Niterói está completando 24 anos em 2019.

 

Começou com um grupo pequeno de seis meninos que se interessaram em aprender flauta doce com Márcio Paes Selles. Ao longo desses anos o trabalho cresceu e formou-se uma orquestra de cordas.

 

Hoje em dia atende anualmente cerca de 1000 crianças e jovens que todos os anos procuram o Espaço Cultural da Grota e os cerca de 15 núcleos de multiplicação do projeto que foram criados para atender a demanda de outras regiões da cidade e em cidades vizinhas como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí, em busca de conhecimento e oportunidades.

 

Muitos desses jovens se profissionalizaram e hoje atuam como professores e monitores no nosso e em outros projetos, na rede escolar pública e privada do Rio, Niterói e São Gonçalo, além dos núcleos de multiplicação.

 

Nos núcleos, mais de 300 crianças e jovens iniciam todos os anos o aprendizado e muitos acabam se profissionalizando.

Quarteto de Cordas: Ninas

Quatro mulheres se unem com objetivos em comum: fazer música boa, empoderar mulheres e tocar com excelência.

Violino: Izabella Cardozo e Amanda Mateus
Viola: Sales Taynara
Violoncelo: Raquel Terra
Participação especial na percussão, Larissa Ferreira.

Agradecimento especial ao espaço Solar do Jambeiro.

Neste vídeo você conhecerá como surgiu a Orquestra de cordas da Grota, e também verá o resultado do projeto na vida do Grupo Ninas.

Formado por ex. alunas do Espaço cultural da Grota

Relação de ex-alunos aqui

Neste vídeo Kely Pinheiro fala sobre o começo de sua carreira na Grota e a expectativa de ir estudar em Berklee College of Music, em Boston, USA, em 2018.

Neste vídeo Kely Pinheiro fala de sua experiência na Mike Block String Camp, em Vero Beach, Flórida (USA), que oferece educação para músicos de cordas de todas as idades e origens em tradições não clássicas e estilos musicais contemporâneos, com ênfase no aprendizado de ouvido, criatividade, colaboração e desempenho.